Computador e TV: sonhos de consumo dos brasileiros

O Instituto PROVAR (Programa de Administração do Varejo) em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração) divulgou pesquisa confirmando que o mercado de consumo já sabia: os artigos de informática são os primeiros da lista dos produtos que o brasileiro deseja comprar nos próximos três meses, com 13,8% da preferência dos consumidores.

_computador

Em segundo lugar, mas não muito distante, aparecem as TV’s e máquinas fotográficas digitais com 12,6% da preferência. Antigamente era a chamada “linha branca” de produtos, como geladeira e fogões, responsáveis por abocanhar parte da renda e dos sonhos de consumo dos brasileiros.

Esta mudança esperada de desejo de consumo tem relação direta com o aumento de renda e poder aquisitivo das classes C e D. Isso porque, com menor poder aquisitivo, estes consumidores estão começando agora a adquirir estes tipos de produtos. Computadores, TV’s de plasma e produtos eletrônicos agora faz parte da vida destas pessoas como um utensílio doméstico – semelhante à geladeiras e fornos de micro-ondas no passado.

A venda de computadores portáteis triplicou nas redes supermercados e grandes magazines nos últimos anos. O preço é o principal aliado: o que antes custava mais de R$ 3 mil reais, hoje está menos da metade do preço.