Você erra 100% dos chutes que você não dá

Posted by Ricardo Piovan on julho 24, 2011
Artigos

A frase acima foi dita por um dos maiores empreendedores que já passou pela terra. Seu nome? Walt Disney.

Sempre reforço a afirmação acima em minhas palestras e treinamentos, pois muitos profissionais perdem grandes oportunidades pelo simples fato de não tentar, isto é, de não chutar a bola que está a sua frente, pois este chute lhe dá uma oportunidade de acerto.

Percebo nas empresas que muitas vezes as pessoas sabem o que deve ser feito, mas deixam o MEDO dominar e paralisam na adversidades ou a pressão que está a sua frente.

Gosto da seguinte parábola que exemplifica este processo:

Mediante ao cumprimento de uma grande meta, o líder desejou comemorar o fato presenteando seus liderados com uma sobremesa especial. O chefe chamou o AGUIAR, seu funcionário, e lhe deu a seguinte tarefa:

– Aguiar, por favor, vá até a feira e compre laranja, melão e pêssego, pois quero fazer uma grande salada de frutas como sobremesa para comemorar nosso sucesso.

Aguiar correu para a rua e foi até a feira e trinta minutos depois voltou ao seu líder e disse:

– Chefe, a laranja havia acabado, o melão está fora de época e o pêssego não estava com uma boa aparência. Achei melhor não comprar.

O líder um tanto frustrado, agradeceu o Aguiar e chamou Carlos, outro funcionário da empresa.

– Carlos, por favor, vá até a feira e compre laranja, melão e pêssego, pois quero fazer uma grande salada de frutas como sobremesa para comemorar nosso sucesso.

Note que foi pedido a Carlos a mesma coisa que foi solicitada a Aguiar, mesmo sabendo que haveriam os mesmos problemas ditos anteriormente.

Carlos correu para a rua e foi até a feira e trinta minutos depois voltou ao seu líder e disse:

– Chefe, a laranja havia acabado, o melão está fora de época e o pêssego não estava com uma boa aparência. Achei melhor não comprar. Mas ví que o abacaxi estava bom, o morango com ótimo preço e a banana muito apetitosa. Peguei o celular do feirante e caso o senhor aprove ligo para ele e solicito que entreguem para nós.

Esta é a diferença dos profissionais talentosos em relação aos profissionais comuns, eles chutam a bola correndo riscos calculados, enquanto outros são reativos e aguardam comandos, não trazendo resultados rápidos e efetivos.

Para aqueles que acham que apenas a empresa é beneficiada enganam-se, pois não tenha dúvida que na primeira oportunidade de crescimento na empresa Carlos será promovido, afinal de contas ele faz diferença na hora do resultado.

E você, tem chutado as bolas que estão na sua frente, ou deixado para outros chutar ?

Abraços e treinem a pontaria.

 

Ricardo Piovan é palestrante e consultor organizacional. Diretor da Portal Fox, empresa especializada em consultoria organizacional, Coaching e treinamentos. Coordenador dos treinamentos Liderança Assertiva e Sprint Leader.

Tags: , ,

1 Comment to Você erra 100% dos chutes que você não dá

  • bom dia meu nome é dayane tenho 25 anos sou sócia de uma empresa, mas me afastei porque , o marjoritario é uma topeira espera demais as coisas acontecerem se contenta com pouco , no caso, eu sou minoria ai resolvi sair e fazer por mim.
    mas essa semana ele entrou em contato comigo e pediu para mim voltar o que fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *