10 dicas para se trabalhar em equipe

Posted by Raphael Roale on setembro 17, 2008
Artigos

Éramos 11 pessoas divididas em 3 grupos funcionais completamente distintos, com necessidades conflitantes. Tivemos que montar um grupo de trabalho para um objetivo comum: definir a estratégia de implementação de um grande projeto. É claro que a “estratégia” passou a ser o “troféu”, e o “trabalho em equipe” uma “competição”.

Foi tudo um caos: muita gente cedendo, poucas pessoas felizes, os trabalhos levaram o dobro do tempo previsto, e no final fiquei com aquela sensação de dor-de-cotovelo e a angústia de – apesar de poder – não ter feito tudo diferente.

Trabalho em Equipe pode funcionar!

Então deixo aqui 10 pequenas, mas valiosas dicas, para seu trabalho em equipe. São conselhos que deixei de seguir uma vez, e aprendi com meu erro da pior maneira possível: falhando.

Dica 1 – Tenha paciência

Muitas vezes é difícil conciliar opiniões diversas, principalmente quando se está em grupo. Dessa forma é muito importante que você tenha a devida paciências. Procure sempre mostrar os seus pontos de vista com moderação e ouça o que os outros têm a dizer, mesmo que não esteja de acordo com as suas opiniões.

Dica 2 – Aceite sempre as idéias das outras pessoas

Nem sempre é fácil aceitar novas idéias ou admitir em público que não temos razão, mas é importante saber reconhecer que a idéia de um colega pode ser muito melhor do que a nossa. Afinal de contas, mais importante do que o nosso orgulho é o objetivo comum que o grupo pretende alcançar.

Dica 3 – Nunca critique seus colegas

Quando surgirem conflitos entre os colegas de grupo, é de vital importância não deixar que isso interfira no trabalho em equipe. Avalie as colocações do colega, com isenção total sobre suas impressões de caráter. Pode criticar (de forma construtiva) as idéias, nunca a pessoa.

Dica 4 – Saiba como dividir

Entenda que é muito importante dividir tarefas quando se trabalha em equipe. Não parta do princípio que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Delegar, compartilhar responsabilidades e informação é fundamental.

Dica 5 – Não deixe de trabalhar, colaborar

Não é por trabalhar em equipe que você precisa esquecer de suas obrigações. Lembre-se que dividir as tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente. Colabore.

Dica 6 – Mantenha uma postura participativa e solidária

Procure dar o seu melhor e ajudar os colegas, sempre que seja necessário. Da mesma forma, não se sinta constrangido quando precisar pedir ajuda à alguém da equipe.

Dica 7 – Mantenha o diálogo, sempre

Quando se sentir desconfortável com alguma situação ou função que tenha lhe sido atribuída, é importante explicar o problema para que seja possível achar uma solução que agrade a todos.

Dica 8 – Planejamento é essencial

Quando existem várias pessoas trabalhando em conjunto, a tendência natural é que se dispersem. O planejamento e a organização são primordiais para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz. O importante é fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.

Dica 9 – Cuidado com o pensamento coletivo

Quando tudo já foi conversado e todas as decisões tomadas, é muito comum que um grupo coeso e homogêneo se torne resistente à mudanças e ignore outras opiniões. Quando isso ocorrer, o grupo deve ouvir opiniões externas e aceitar a idéia de que pode errar.

Dica 10 – Aproveite e divirta-se

No final de tudo, trabalhar em equipe pode ser uma excelente oportunidade de aprender com seus colegas e conviver mais próximo a eles. Todos ganham com a experiência.

Boa sorte!

Tags: , ,

22 Comments to 10 dicas para se trabalhar em equipe

  • Com certeza essas são as boas práticas que devem ser seguidas para uma boa interação entre os membros de uma equipe.

    sds

  • È muito dificil trabalhar em equipe, no meu caso pior ainda,pois as pessoas do meu grupo odeiam mudanças….

  • Logo estarei trabalhando em equipe, então agradeço as dicas, vou lembrar sempre!

  • Estou fazendo um trabalho em equipe e vejo que é preciso destas dicas mesmo, pois o stresse ta grande a paci~encia é pouca entre todos os colegas.
    Vejo tbm que a questão o gênio de cada um é um complicador. Nossa como é complicado.
    Obg pelas dicas, repassei aos meu colegas de grupo.

  • Embora este artigo tenha sido publicado em 2008, continua sendo muito atual.
    Atualmente coordeno uma equipe de 50 colaboradores, de todas as gerações, efetivos e estagiários.
    Diariamente tenho desafios, para manter a equipe unida e focada nas metas e objetivos.
    Conflitos e resistências às mudanças obviamente são muito comuns.
    Mas trabalhar com uma equipe assim é maravilhoso e nos enriquece de experiência.
    Para ter sucesso nesta missão é fundamentar aplicar diariamente cada uma destas dicas, senão, definitivamente, não dá certo.
    Parabéns pelo artigo!

  • realamente parabens, tudo de concordancia porem aplicar e um ato complicado e requer 2 x mais a atencao!! por exemplo seria de bom intento quando vc tem uma possicao gerencial, agora se vc esta abaixo e o seu gerente nao ajuda??

  • ótimo artigo,
    Só acrescentaria a necessidade de se conhecer um pouco de liderança.Pois, o trabalho em equipe é um trabalho de liderança. Isto pode se aprender e desenvolver também. Eu indicaria um excelente livro:” As 21 irrefutáveis leis da liderança. Autor;”jonh C. Maxwell.

  • Eu acho muito complicado trabalhar em equipe e sempre prefiro trabalhar sozinha, mas com essas dicas eu vou tentar, trabalhar em equipe.

  • O trabalho em equipe é sempre bom entrar em concordância um com o outro ai gera mais idéias e produção do artigo em cena,quer saber nada sabemos sózinhos,já parou para pensar nós fomos para a escola para que e porque?lá havia alguém para nos ensinar a aprimorar nossos conhecimentos em sí,não é fácil é dificil concordar com certas idéias ou dicas,mas tem coisas que vem para nos auxiliar e colocar mais em prática nossa inteligência humana,porísso é necessário que respeitamos opiniões sim até mesmo sugestões de mais novos mais velhos tudo é possível sendo analisado em que pode ou não pode ser feito,afinal somos todos unidos para trabalhar em conjunto não é mesmo?vamos nos unir?

  • Posso dizer? em um trabalho de equipe eu fui escolhida para direcionar cento e cinquenta pessoas,na hora eu pensei! Meu Deus o que fazer? sou tão baixinha ,aliás pequena no tamanho,mas grande nos negócios,tomei a posição de frente e sai na largada não tinha outra escolha precisava trabalhar,então surgiu aquela boa oportunidade de ser gerenciadora e assim continuei e fiz muitas amizades que até hoje estão comigo essa são as razões do meu sucesso em tudo agradeço à Deus por isso e pela experiência encontrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>