Caixa Econômica lança o Cartão Aluguel

Boa notícia para os mais de 6,5 milhões de brasileiros que atualmente moram de aluguel. A Caixa Econômica Federal (CEF) acaba de finalizar o projeto do Cartão Aluguel, que vai substituir o fiador, cheque-caução e seguro-fiança.

_CEF

O locatário que optar por esta modalidade de pagamento receberá um cartão de crédito para saldar o aluguel todos os meses. Se atrasar, o banco acerta, mas depois cobra, com juros e o proprietário nem fica sabendo do problema. O produto já está montado, mas a área de tecnologia de informação da CEF ainda precisa fazer algumas alterações no sistema para começar o seu funcionamento. E por conta desses ajustes, a data de lançamento não está totalmente fechada.

Muitos inquilinos encontram dificuldade na hora de assinar o contrato por não terem um fiador. Uma outra opção, o seguro-fiança, também é inviável financeiramente para alguns, já que chega a custar uma vez e meia o valor do aluguel.

Com o Cartão Aluguel, o locatário terá que desembolsar uma taxa de anuidade e receberá uma fatura mensalmente, tal qual ocorre com os cartões de crédito convencionais. No caso de atraso, as taxas de juros serão semelhantes às cobradas pelos cartões de crédito, de cerca de 10% ao mês. A instituição financeira vai analisar a capacidade de pagamento do locatário, antes de conceder o crédito.

Como vai funcionar o Cartão Aluguel?

A Caixa vai analisar a ficha cadastral dos interessados para conceder a nova garantia de locação. Os inquilinos vão pagar o aluguel mensalmente por meio do extrato enviado à residência, que e será o responsável pelo pagamento da taxa de anuidade do cartão. A cobrança já é conhecida para quem usa cartões de crédito convencionais.

Já de posse do cartão aluguel, os inquilinos devem procurar uma imobiliária para escolher o apartamento. Em seguida, é só passar o cartão exclusivo da Caixa Econômica Federal para fazer a operação e garantir o fechamento do negócio, sem fiador ou outra garantia.

O Secovi (Sindicato do Setor Imobiliário) informa que a inadimplência na locação ainda é muita alta. Atualmente, representa de 9% a 10% de todos os contratos. Isso porque o Judiciário é muito lento para julgar uma ação de despejo. Às vezes, o proprietário ou administradora leva mais de uma ano para retomar o imóvel.

Fonte: Jornal da Comunidade

26 comentários em “Caixa Econômica lança o Cartão Aluguel”

  1. Favor, informar quando o cartão aluguel já estiver em funcionamento.

  2. muito bom,so espero que naõ, naõ seja dominado pelas poderosas locadoras , e seja permitido tambem o inquilino alugar imoveis particular diretamente com o proprietario porque se naõ for assim pode jogar no lixo esta triste ideia. obrigado

  3. Estou interessado no assunto e gostaria de receber mais informacoes….

  4. Interessantissimo,espero que não demore muito a sair esse cartão,será realmente um sucesso

  5. Liguei várias vezes no SAC da Caixa Econômica: 0800-726-0101 da Caixa Econômica e nenhum atendente sabe de nada sobre esse projeto e no site da caixa: http://www.caixa.gov.br não fala nada também sobre esse projeto… estranho…

  6. Boa Jorge Hereda!!!! Boa Presidente Lula!!! A tendência agora é o valor do aluguel cair, já que a taxa de inadimplência tende também a cair. Adeus ao roubo do seguro fiança!

  7. pois é eu tbm liguei pro SAC da Caixa e pra agencia daqui da minh cidade e ninguem sabe de nada sobre esss tal cartão aluguel. acho q é balela´pra dar esperança aos q n tem como alugar….rsrsrs

  8. gostaria de saber mais sobre o cartao aluguel , pois pretendo alugar um salao comercial para igreja no valor de R$3000,00

    aguardo resposata por favor

  9. adorei esta idéia!espero q não demore muito para começar a valer.e espero tbém q não seja muito burocrático,pois o q temos dificuldades com imobiliárias é a burocrácia e as exigencias q são muitas!!!

  10. GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ESSE CARTAO TO QUERENDO ALUGAR UM IMOVEL E ESE CARTAO IRA ME AJUDAR MUITO

  11. Este cartão garanirá apenas o Aluguel ?

    e despesas como condomínio, luz e água ?

    E se o inquilino danificar o imóvel ?

    São questões que ainda merece explicações.

  12. Na mosca, velha CAIXA! Vamos ver se é só pra tubarão ou também é para os milhões de bagrinhos! Abraços do David Costha

  13. Olá Boa tarde!

    Trabalho em uma imobiliária no Parana, gostaria de saber quais as garantias em relação ao imovel, como pintura, rescisão caso o inquilino abandone o imovel, parte juridica, pois isto não esta sendo colocado, e sim apenas a parte bonita da situação, pois o seguro fiança pode ate ser mais caros mais tem todos as garantias em relação integral do imovel. Sem estas garantias creio que a ideia que poderia ser realmente boas, podem não dar certo, ok.

    Obrigada pela ateñção

    Tânia

  14. ola,fui á uma caixa aqui em santana e o meu gerente disse que ainda não esta valendo….ai, ai, será?!

  15. NÃO ADIANTA IVENTAR FIANÇAS DE ALUGUEIS SE A DEMORA DOS DESPEJOS POR FALTA DE PAGAMENTO CONTINUAR .
    VEJA A NOVA LEGISLAÇÃO QUE IRIA TER MAIS OFERTAS DE ALUGUEIS E NAO OCORREU.
    A MANEIRA MAIS SIMPLES DE RESOLVER A QUASTAO DE MORADIA SERIA.
    1- O INQUILINO APRESENTAR SOMENTE O RG E CPF .
    2-O INQULINDO EFETUAR UM CAUÇÃO DE 02 ALUGUEIS PARA PAGAMENTO DE UM DEPOSITO PARA GUARDA MOVEIS EM CASO DE DESPEJO.
    3-FICOU INADIPLENTE ,EM UM PRAZO DE 30 DIAS A JUSTIÇA EFETUA O DESPEJO LEVANDO OS SEUS PERTENCES PARA O GUARDA MOVEIS QUE JA ESTA PAGO.
    4-NAO OUVE DESPEJO O INQUILINO APRESENTA A QUITAÇÃO E A RESCISÃO DO CONTRATO NO GUARDA MOVEIS E RECUPERA 50% DO DEPOSITO EFETUADO.
    DESTA FORMA FICARIA MAIS BARATO O SISTEMA DE GARANTIA DE ALUGUEL,E NAO AVERIA INADIPLENCIA NO MERCADO.

  16. gostaria de saber mais sobre esse cartão pois estou querendo alugar um salão e me ajudará muito obrigado!

  17. Engraçado, falei com meu gerente e ele me disse que este cartão está suspenso por prazo indeterminado por Brasília, leguei no SAC da Caixa e eles me informaram que somente cidades com casos de decreto de calamidade pública é que são beneficiadas com este cartão. E no projeto aqui divulgado nada é citado. E agora ? Como conseguir informações corretas???

  18. Liguei para várias imobiliárias em São Paulo e nenhuma delas é conveniada. Não é de interesse para elas; não se esqueçam que EXISTEM os seguros para torcerem contra. Acordem Alices, isso é conversa pra boi dormir. Tá pra nascer coisas boas para os pobres que precisam se ajoelhar perante as imobiliárias para pagar por um teto.

  19. gostaria de saber se já está na ativa o cartao aluguel,preciso alugar um apartamento e seria muito bom se já fosse nesse novo sistema da caixa…espero resposta um abraço obrigada.

Os comentários estão encerrado.