Por que nem todos os profissionais são promovidos?

Posted by Ricardo Piovan on junho 26, 2009
Artigos

Poderíamos enumerar uma série de fatores, mas gostaria de falar hoje sobre o marketing pessoal.

Ouço muitas reclamações de pessoas que apesar de terem as mesmas qualidades técnicas que outras não são promovidas. É mais ou menos assim:

Eu faço o mesmo serviço que o Carlos, com a mesma qualidade, mas ele foi promovido e não eu. Que injustiça!“

A reflexão que sugiro a essas pessoas é questionar se o Carlos não tem um marketing pessoal mais eficaz.

Marketing é uma ferramenta que as empresas utilizam para colocar os seus produtos em evidência objetivando vendas. Marketing pessoal é a mesma coisa, isto é, precisamos colocar nossos produtos ( serviços ) em evidência objetivando vende-los para conquistar um cargo mais elevado na organização.

Nos dias de hoje os profissionais estão cada vez mais parecidos em relação à qualidade de seus serviços, a diferença entre ser promovido ou não pode estar no marketing que as pessoas estão fazendo de si mesmas.

Veja algumas dicas para você aperfeiçoar o seu marketing pessoal e destacar o seu produto para as próximas oportunidades:

Visibilidade: Assim que seu chefe solicitar alguma ajuda para uma tarefa especial prontifique-se para executá-la, desta forma ele saberá que pode contar com você para o que for necessário.

Melhoria continua: Dê sugestões ao seu chefe e colegas sobre melhorias nas atividades dos departamentos. Sempre há uma forma de fazer melhor, mais rápido e mais barato. Não espere uma solução de cinco milhões de reais, dê muitas soluções de cinco reais.

Espírito de Equipe: Execute suas tarefas rapidamente e com qualidade e assim que um par precisar de ajuda contribua de coração com o trabalho dele. O marketing não é apenas para o chefe, mas também para a equipe.

Liderança em atividades coletivas: sempre que uma missão for direcionada ao grupo verifique se você tem a competência de liderá-los, mas lembre-se que o conceito de liderança mudou, hoje os líderes servem seus liderados e não são mais servidos por eles.

Sugiro a você pesquisar mais sobre este tema em livros, treinamentos ou até mesmo no you-tube, pois estas dicas colocadas em prática podem fazer grande diferença na próxima promoção que aparecer na empresa.

E lembre-se, você precisa aparecer mais, conquistar seu chefe sem parecer um “puxa-saco”, e sem ser considerado chato pelos colegas de trabalho.

Ricardo Piovan é palestrante e consultor organizacional. Diretor da Portal Fox, empresa especializada em consultoria organizacional, Coaching e treinamentos. Coordenador dos treinamentos Liderança Assertiva e Sprint Leader.

Tags: , ,

2 Comments to Por que nem todos os profissionais são promovidos?

  • Grande Ricardo,

    Ótimas dicas essas. São fundamentais para a evolução correta de uma carreira sólida e promissora. Como já ressaltei em um post meu no Administrando.biz, noções como essas deveriam ser ministradas em faculdade, a fim de que diminuisse a quantidade de pessoas que, apesar de estarem preparadas tecnicamente, geralmente não estão no quesito pessoal.

  • Olá !
    Sem prejudicar a qualidade na execução dos próprios serviços , fato é que a participação espontânea nos serviços de colegas , será demonstrativo de que “veste a camisa do trabalho” e isto faz a diferença !
    Porem existem mais dois fatores que podem se tornar mais importantes na avaliação promocional :
    1 – Honestidade ( Pessoal e Funcional ) e
    2 – Afinidade ( que não deveria interferir ).
    Estou no meu 4º emprego ( nos anteriores eu apresentei o pedido de desligamento ) e tenho experiência do que digo : o bom chefe discretamente está sempre analisando seus parceiros visando penalidades ou promoções , pois sabe da sua responsabilidade para com o ambiente de trabalho . Tais fatores que mencionei nunca poderão ser declarados para justificar a sua escolha promocional porém , sim , elas podem intervir !
    Portanto , adquirir ( naturalmente ) a confiança da chefia é o fator básico para ser promovido por um bom chefe .
    Abraços à todos !
    Somel Serip .
    somelserip@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *