Organizações proativas e o mercado globalizado

Posted by Raphael Roale on outubro 04, 2008
Artigos

As empresas proativas são aquelas que sabem trabalhar de maneira eficaz o processamento da informação, tanto interna quanto externa, e desta maneira reduz as ameaças trazendo certeza de prosperidade e sobrevida de uma organização no mundo atual.  No ambiente empresarial de hoje, que muda rapidamente, a proatividade — rapidez, agilidade, capacidade de adaptação às exigências de mudança — é mais vital do que nunca para a sobrevivência de uma empresa.

Poder competir no mercado globalizado leva as empresas a disputarem um contingente de consumidores, ao mesmo tempo que criam oportunidades. Esse mercado faz com que a concorrência interna de cada país seja acirrada, desta forma há uma tendência mundial para a abertura do comércio. A busca do livre mercado entre os povos vem também se consolidando no cenário mundial.

No contexto da economia globalizada, o desafio das organizações já atuantes e daquelas pensando em entrar nesse mercado será desenvolver a capacidade de criar uma empresa verdadeiramente competitiva. Os produtos ou serviços que a empresa vai oferecer à clientela terão de ser produzidos dentro de padrões de qualidade do mercado mundial. Os preços dos produtos a serem cobrados dos clientes e os serviços prestados terão de ser iguais ou melhores que aqueles oferecidos por empresas similares atuantes em outros países.

E porque é tão importante sobreviver no mercado globalizado?

Na indústria dos anos 60 quando a concorrência era menor, os ciclos dos produtos eram mais longos e as incertezas do mercado mais controláveis. Tinha sentido perseguir a excelência nos negócios através da gestão eficiente de atividades isoladas como compras, transportes, armazenagem, fabricação, manuseio de materiais e distribuição.

Hoje, com os mercados cada vez mais dinâmicos e globalizados, os clientes ficaram cada vez mais informados e exigentes. Para satisfazê-los, são necessários produtos com ciclos de vida bem mais curtos e com semelhança tecnológica muito grande. Surgiu, então, o conceito de logística integrada que significou considerar como elementos de um sistema todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos, desde o período de aquisição dos materiais até o ponto de consumo final; assim como os fluxos de informações que gerem os produtos em movimento.

No Brasil estas mudanças vieram a ocorrer principalmente após a década de 90, quando houve a redução das alíquotas de importação. Desde então, as empresas Brasileiras tiveram que passar a ser mais competitivas por causa do aumento da concorrência ou poderiam perder seu mercado, ou até mesmo fechar as portas. Devido a essas mudanças a logística vem tendo cada vez mais um papel muito importante dentro das empresas.

Fontes: Avaliação do Ciclo de Vida, IETEC, Portal do Marketing, Propaganda e Comunicação

Tags: , ,

1 Comment to Organizações proativas e o mercado globalizado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *