Insucesso Profissional: 87% das pessoas são demitidas por problemas comportamentais

Posted by Ricardo Piovan on novembro 30, 2009
Artigos

Qualquer treinamento que ministro seja ele de liderança, resiliência, assertividade ou trabalho em equipe, sempre apresento a pesquisa da revista VCSA sobre os motivos das demissões nas empresas. Após verificar as causas do cartão vermelho dado pelo líder a revista chegou à seguinte conclusão: a cada 10 demissões no mercado de trabalho 8,7 delas são problemas comportamentais e apenas 1,3 está ligado à deficiência técnica.

São as atitudes das pessoas que as estão demitindo ou impedindo o seu sucesso dentro das organizações, costumo dizer que os 1,3 demitidos por insuficiência técnica também é um problema comportamental, pois a procrastinação ou a preguiça de buscar o conhecimento impossibilita a pessoa de estudar e resolver a sua dificuldade.

Outra pesquisa realizada com líderes e empresários aborda as 10 atitudes dos profissionais talentosos, aqueles que fazem diferença nas organizações e consequentemente são promovidos ou colocados em posição de destaque nas corporações:

1- Ele não é o mais inteligente e sim o mais comprometido com a empresa.

2- Ele realiza o que é delegado imediatamente, sem reclamar.

3- Ele colabora com seus colegas de trabalho, mesmo quando a tarefa  não é de sua área.

4- Ele participa, dá opiniões, mesmo correndo o risco de não ser bem entendido.

5- Ele termina o que começa.

6- É o que presta atenção nos detalhes naquilo que faz e procura fazer tudo bem feito.

7- Ele sempre faz mais que o solicitado, a todo tempo quer exceder nas suas atividades

8- É o que está sempre procurando saber mais sobre a empresa, participando dos cursos e palestras, para servir melhor clientes e colegas.

9- É aquele que não trabalha olhando o tempo todo para o relógio para ir embora.

10- É aquele que respeita o ambiente de trabalho desde como se veste, até como se comporta, e principalmente o que fala.

Incentivo as pessoas a não se limitarem na busca pelo aprimoramento técnico, mas também o autoconhecimento para aperfeiçoar os seus comportamentos pois não tenha dúvida que as atitudes limitantes podem comprometer o sucesso profissional.

Para validar este artigo gostaria de compartilhar com você a celebre frase de Peter Drucker, o guru da administração moderna: “As pessoas são contratadas pelo seu CV (habilidades técnicas) mas são demitidas pelos seus comportamentos”.

Tags: , ,

5 Comments to Insucesso Profissional: 87% das pessoas são demitidas por problemas comportamentais

  • Quero concordar com o artigo descrito acima pois temos muitos problemas em ter um profissional que veste a camisa da empresa ou se interessa pelo demais colegas de serviços

  • É verdade que essas caractecterísticas são importantes, mas para tudo deve haver equilíbrio. A pessoa não pode se dedicar 100% ao trabalho. O profissional que segue essas 10 atitudes aí em cima com certeza está trabalhando muito mais por semana do que corresponde ao seu salário. É óbvio que as empresas adoram isso e dificilmente vão demiti-lo, afinal de contas eles tem um funcionário que trabalha por 2 mas recebe por 1. Será isso correto?

  • É, mas faltou na pesquisa aqueles que vestem a camisa, trabalham corretamente, atendem a pelo menos 7 dos tópicos citados acima e… INCOMODAM! E para quem é uma pedrinha no sapato de algum “boa vida” na empresa, existe a velha e infalível “puxada de tapete”. É lamentável.

  • Acho esta materia interessante pois relata que a maioria das pessoas ao serem empregadas começam e fazerem o que quer e antes disso tentar mostrar serviço, vista a camisa, faça por onde adquirir conhecimentos e crescer mais e mais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *